quarta-feira, 24 de julho de 2013

A SOCIEDADE DE CONSUMO


O processo de industrialização traz alterações nos hábitos de consumo. Grande parte das populações dos países desenvolvidos e parte das dos subdesenvolvidos enquadram-se no que poderíamos chamar de sociedade de consumo. Trata-se de uma sociedade que adquire uma grande quantidade de mercadorias e também de serviços que acabam por valorizar extremamente o ato da compra. Esse fenômeno está relacionado ao que chamamos de consumismo. 

Principalmente por influência da propaganda e dos meios de comunicação, as pessoas são levadas a querer consumir cada vez mais. Os anúncios publicitários, por exemplo, geralmente relacionam a imagem de um produto ao prazer, à felicidade e à realização, como se, ao comprar o produto, as pessoas também adquirissem esses "bens".

Também as novelas, os filmes, os grupos sociais atuam nesse sentido, estabelecendo modelos de comportamento e incentivando o consumo. Diante disso, as pessoas acabam consumindo, sem perceber, coisas de que não precisam realmente. Esse comportamento, por sua vez, incentiva uma produção de mercadoria cada vez maior, exigindo uma exploração também maior dos recursos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário